21/06/2018 | Por Mesa Hits

Nascida e criada em Morro do Chapéu, Chapada Diamantina na Bahia. Bárbara é Bióloga e professora universitária que durante os finais de semana e horas vagas adora dedicar o seu tempo a cozinha.

Conte um pouco sobre a sua história, como começou a sua paixão por cozinhar.

Desde criança eu já gostava de perambular pela cozinha. Gostava muito de ganhar brinquedos relacionados a cozinha e a culinária. Além disso, sempre brincava de cozinhar para servir as minhas primas e o meu irmão.

Durante as férias escolares sempre pedia para ficar no comando da cozinha para fazer o almoço da família. Minha mãe liberava, mas esta farra acontecia apenas um dia na semana. Vou contar um segredo para vocês aqui, eu era uma tragédia anunciada! Eu queria ousar na cozinha, mesmo quando o que tínhamos disponível era o trivial. No final das contas meus pais elogiavam, mas eu sabia que comiam para me agradar. Ainda assim eu persistia!

Logo após adolescência saí de casa para estudar em outra cidade. Fui morar sozinha e neste momento eu precisei aprender a me virar na cozinha. Enquanto estudante não costumava receber em casa, mas após o casamento essa rotina mudou. Hoje passo a maior parte do meu final de semana curtindo a minha casa com o marido, a família e os amigos que recebo. Aprendi a cozinhar intuitivamente, sem conhecimento de técnicas e conheci muitos ingredientes cozinhando. Ainda costumo fazer assim nos dias de hoje, vou conhecendo sabores e construindo harmonias a partir deles.

Sabe o que eu mais me orgulho em toda essa história? Saber que todo mundo é capaz! Saber que é possível conciliar os vários papéis que a nossa rotina exige e ainda assim conseguir desacelerar cozinhando para aqueles que amo. É assim que me vejo sendo boa de garfo!

 

Qual o menu perfeito para surpreender no São João?

Para uma nordestina, falar em menu perfeito para o São João é falar em mesa farta! Afinal, este é um mês muito esperado e eu amo absolutamente todas as comidas juninas!

Acho que em uma mesa típica desta época não pode faltar: amendoim cozido, bolo de milho, canjica, os tradicionais caldinhos e nem milho cozido ou assado.

 

Doce ou salgado?

Para quem já conhece o meu perfil não seria difícil se arriscar para responder a esta pergunta -rs. Sempre prefiro as comidas salgadas, embora goste de uma boa sobremesa depois do almoço ou jantar.

 

Você gosta de receber, deixar a casa arrumada para as visitas, preparar mesa posta?

Eu amo receber visitas e amo pensar nos detalhes. Adoro ver um convidado feliz e fico ainda mais feliz quando sei que alguém se sentiu especial em minha casa. Alguns detalhes você aprende com o tempo, tropeçando mesmo. Hoje me sinto mais leve e tranquila quando o assunto é receber. Além dos cuidados com o cardápio e a casa, uma mesa preparada com carinho e flores não pode faltar. Na minha casa o meu marido também já arruma as mesas, ou pelo menos dá algumas opiniões. Daí já dá para perceber o quanto curtimos nos preparar para receber! Nem sempre a rotina permite receber com frequência, mas com certeza nós adoraríamos!

 

Bárbara, passa pra gente uma receita que faz o maior sucesso entre os convidados.

Como estamos em período junino, vou compartilhar a receita de um creme de milho com carne seca que nós adoramos aqui em casa. É simples e versátil. Pode ser servido como entrada, acompanhamento, prato principal ou até mesmo servido de maneira descontraída durante uma festinha.

Espero que gostem!

Creme de milho com carne seca

Receita:

Creme de milho com carne seca

Ingredientes:

4 espigas de milho ou 3 latas de milho-verde.

1 xícara (chá) de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada.

2 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola picada.

2 ou 3 dentes de alho amassados.

1/2 lata de creme de leite.

1/2 xícara de parmesão ralado na hora.

1 colher (sopa) de cebolinha picada.

sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

 

  1. Remova o milho da espiga (eu já faço isso na minha rotina para sempre ter milho natural em casa).
  2. Leve uma panela ao fogo médio e derreta a manteiga. Junte a cebola, o alho e refogue.
  3. Junte o milho e adicione água quente para cozinhar.
  4. Quando o milho estiver totalmente cozido bata no liquidificador ou mixer e coloque a mistura de volta para a panela (com bagaço e tudo)
  5. Adicione 1/2 xícara de parmesão ralado na hora, regule o sal e a pimenta-do-reino. Deixe ferver.
  6. Acrescente o creme de leite e cozinhe por mais 2 minutos, mexendo sempre. Desligue.
  7. Misture a carne seca e o seu creme estará pronto.
  8. Na hora de servir, salpique a carne-seca e cebolinha, seu creme será um sucesso.

Obs1: Se fizer com milho em lata, observe se há necessidade de adicionar amido de milho.

 

E fica aqui o nosso convite pra quem quiser conhecer o instagram da Bárbara: @boa.de.garfo

Compartilhe:

Sem Comentários

Acompanhe nas redes sociais

Cadastre-se na Newsletter

MESA HITS é o primeiro agregador de blogs sobre mesa posta e decoração, reunindo todo o conteúdo em um só site!
© Copyright 2015. Mesa Hits. Todos os direitos reservados. Design por Susan Santos • Programação Sara Silva